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Um check-list para se organizar

60 DIAS ANTES DA MUDANÇA

– Pesquise e escolha a empresa de mudança;

– Procure uma transportadora com uma boa relação custo x benefício. Não se esqueça de fazer perguntas e esclarecer todas as dúvidas. Saiba se eles embalam e transportam objetos frágeis, como louças, por exemplo;

– Algumas transportadoras cobram pelo deslocamento, outras cobram pela distância (km), e outras, ainda, pelo número de móveis e caixas a transportar. Portanto, peça sempre orçamentos de empresas diferentes para poder fazer comparações. Sempre que solicitar um orçamento, peça a resposta por escrito, seja por fax ou por e-mail, para garantir que tudo o que estiver descriminado seja feito;

– Pesquise reclamações da empresa feitas no Procon;

– Cheque referências de antigos clientes;

– Analise termos de garantia e cláusulas contratuais;

– Verifique o nome do motorista e dos ajudantes que irão carregar tudo;

– Observe se as cortinas e tapetes deverão ser lavados antes de serem transportados para a nova residência e se os trilhos e bandôs poderão ser aproveitados;

– Tome conhecimento das redondezas da nova casa. Descubra o que existe de comércio local, como cafés, padarias, supermercados, farmácias, lojas de ferramentas e matérias de construção, que podem ser úteis no dia da mudança e depois da sua finalização, enquanto a sua casa ainda estiver desorganizada;

– Faça uma planta da nova casa. A intenção é planejar como e onde dispor o mobiliário.

30 DIAS ANTES DA MUDANÇA

– Se você mora numa casa alugada, registre os danos. Faça um relatório das condições em que vai deixar o imóvel, podendo até tirar algumas fotos;

– Doe ou venda as inutilidades. Se tiver móveis ou objetos que não são utilizados, se desfaça deles. Assim você evita de pagar pelo transporte de algo desnecessário, que acabará, mais cedo ou mais tarde, indo para o lixo ou para doação;

– Informe parentes e amigos do futuro endereço;

– Providencie a transferência de escola das crianças.

15 DIAS ANTES DA MUDANÇA

– Procure saber quais são as regras do novo condomínio e verifique quais são os horários permitidos para fazer uma mudança;

– Verifique a voltagem de sua nova residência. Em caso de mudança internacional, verifique também a ciclagem, tipos de tomadas e sistemas de TV;

– Programe a transferência ou o corte dos serviços usados na casa que vai deixar, tais como internet, TV cabo, telefone, água, luz e gás;

– Se tem animais de estimação, e a mudança for para perto, combine de deixá-los em casa de amigos ou familiares, buscando-os mais tarde; se a mudança for para longe, leve-os consigo em condições adequadas para deixá-los estressados;

– Verifique cuidadosamente se é necessário desmontar algum móvel. Caso não seja possível montá-los sozinho, contrate a ajuda de um profissional;

– Comece a consumir todos os congelados que guarda no congelador;

– Combine com algum parente ou amigo para cuidar das crianças no dia da mudança.

– Providencie o material para embalagem de objetos pessoais;

– Inicie o processo de embalagem dos objetos que precisam de cuidados especiais. Por  exemplo, vede totalmente os frascos de medicamentos e perfumes.

2 DIAS ANTES DA MUDANÇA

– Ligue para as companhias de gás, água, luz, telefone ou TV cabo/Internet, pedindo a  instalação ou transferência dos serviços. Eles podem levar entre 2 a 3 dias para atender o seu pedido;

– Separe os produtos perecíveis (comestíveis) dos não perecíveis. Caso os alimentos perecíveis estiverem abertos, tente consumi-los antes de partir. Doe os alimentos não perecíveis que não serão consumidos em 24 horas;

– Nunca transporte botijões de gás durante a mudança, além de proibido, existe ainda o risco de potenciais acidentes;

– Coloque todas as suas plantas de interior dentro de caixas de papelão para poder fazer o transporte, mas não se esqueça de regá-las;

– Esvazie e limpe o congelador e o freezer;

– Faça backup dos arquivos do computador;

– Separe as roupas e objetos pessoais a serem utilizados no dia da mudança.

NO DIA DA MUDANÇA

– Caso a nova casa seja distante da atual, não se esqueça de preparar um lanche;

– Separe e deixe em local de fácil acesso tudo o que irá necessitar para servir as refeições no  primeiro dia na casa nova, como pratos, copos e talheres;

– Ponha um aviso de “NÃO LEVAR” naqueles objetos que devem ficar;

– Para garantir o sucesso do transporte dos seus animais de estimação, não se esqueça de verificar a alimentação e água antes e durante a viagem;

– Reserve um lugar de estacionamento na frente do prédio ou casa para a empresa de mudanças descarregar os móveis e caixas do caminhão;

– Tenha alguém supervisionando o serviço da empresa de mudança na casa atual e na futura residência;

– Leve consigo alguns itens: passaportes, dinheiro, carteira de identidade e de motorista, e outros documentos pessoais, do carro, apólices de seguro etc;

– Vistorie a embalagem e identificação de cada caixa;

– Providencie a faxina da casa.

OBJETOS QUE DEVEM ESTAR ACESSÍVEIS NO DIA DA MUDANÇA

– Comida e utensílios domésticos;

– Rolos de papel toalha e papel higiênico;

– Papel e caneta;

– Artigos de limpeza e um balde;

– Sacos para o lixo e fita isoladora;

– Caixa de ferramentas básicas (tesoura, chaves de fendas, chave inglesa);

– Aspirador de pó, vassoura e pá;

– Lâmpadas e uma lanterna;

– Abridor de latas e algumas facas de cozinha;

– Café, chá, água e comida para fazer as refeições rápidas;

– Roupas de cama, roupa para vestir e produtos de higiene;

– No mínimo, uma muda de roupa para cada familiar;

– Toalha de rosto e de banho;

– Xampu, sabonete e desodorante;

– Pente e escova para cabelo;

– Um kit para os primeiros socorros.

DEPOIS DA MUDANÇA

– Logo depois da mudança, faça inspeções rápidas antes de começar a desembalar e desempacotar. Verifique todas as fechaduras de janelas e portas. Veja se tem eletricidade, se o fogão está funcionando. Verifique as válvulas de regulação e as torneiras, assim como os canos de esgoto. Veja se o telefone e os aparelhos de cozinha funcionam bem;

– Assim que chegar à sua casa nova, troque todas as fechaduras por questões de segurança.

Fonte: Maria Luisa Pereira Leite, organizadora pessoal – http://revista.penseimoveis.com.br/
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